-
Arquitetos: Pezo von Ellrichshausen
- Área: 241 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Cristobal Palma / Estudio Palma
Descrição enviada pela equipe de projeto. No meio de uma área suburbana povoada recentemente que poderia ser em qualquer lugar, esta casa para um casal de engenheiros e seus dois filhos possui uma planta-baixa quadrada dividida em quadrantes assimétricos que sobem em espiral até uma altura de quatro andares.
Quatro degraus (que adicionam 70 cm na altura) separam um quadrante do outro. Uma escada em espiral com uma escadaria central, com degraus regulares e sem patamares, foi instalada na intersecção das paredes da habitação que dividem o interior.
Para se locomover entre um espaço fechado e outro existem dois caminhos, as escadas, que funcionam como um atalho diagonal que intersecta os cantos, e outro mais gentil que conecta os centros de cada espaço fechado. No total existem 12 plataformas em diferentes níveis, nos quais uma rotação de 360 graus é equivalente a um andar inteiro.
A sequência ascendente estabelece diversos graus de intimidade e proximidade entre as diferentes funções domésticas, que se estendem a partir da cozinha, ou entre um par de salas de jantar no pavimento térreo e os quartos ou o estudo na parte de cima da casa. Esta estratificação leva à utilização de determinados cômodos de acordo com o horário do dia e a um tipo de interação familiar através do vão central.
Com a exceção da base, que contem a terra do jardim dos fundos, esta casa de madeira é suportada pela escadaria central, uma entidade robusta de lajes dobradas e quatro colunas de concreto reforçado que se erguem por toda a altura do volume. Em sua base, o centro da escadaria coincide com a entrada diagonal da casa.
A presença massiva dessa composição, a coluna desproporcional é contida por um andaime quase provisório de vigas e colunas de madeira tradada com painéis opostos nos dois lados. A fachada externa é forrada com uma folha de placas ventilada de painéis de vidro emoldurados.